segunda-feira, 23 de julho de 2018

Atividade no laboratório de informática

Durante o projeto os alunos também farão atividades no lab de informática, com o intuito de desenvolver competências e habilidades que favoreçam o letramento digital.
Já tiveram a oportunidade de digitar textos, acessar o blog e fazer comentários.









quinta-feira, 19 de julho de 2018

Aula prática de ciências

Ontem, dia 16/07 a aula foi no laboratório de ciências da escola Herbert. Lá os alunos, supervisionados e orientados pela professora de ciências Lílian, puderam verificar o pH da água da nascente e comparar com o da lagoa contaminada.O pH é uma escala para medida do potencial hidrogeniônico (português brasileiro) ou potencial de hidrogênio (português europeu), que indica a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Soluções com pH menor que 7 são ácidas, e com pH maior que 7, básicas ou alcalinas. A água pura é neutra (pH = 7), sendo assim não é considerada ácida nem básica. Ao contrário do que é comumente dito, o valor do pH pode ser menor que 0 e maior que 14, para ácidos e bases muito fortes, respectivamente.


Foi usado um aparelho pertencente ao laboratório escolar para fazer os testes. Os resultados foram: água da nascente estava com pH 8,2 e o da lagoa já contaminada foi 6,8, segundo os testes o resultado da nascente é um pH mais básico (alcalino) e o da lagoa mais ácido. Ao final da atividade, foi solicitado aos alunos que produzissem um relatório de experimento científico.









terça-feira, 17 de julho de 2018

Carta coletiva de solicitação ao Ministério Público - Nascente protegida

Nesta semana (15/07), questionei os alunos sobre o que já poderíamos fazer, considerando todas as informações, estudos e palestras que já tivemos, em relação a três pontos do projeto:
1 Lançamento do esgoto na lagoa;
2 Nascente desprotegida;
3 Moradores desinformados.

Segundo nossa discussão, vimos que sobre o esgoto lançado ainda temos que buscar mais informações sobre os responsáveis, sobre os moradores deveríamos aguardar a finalização da pesquisa que estamos fazendo entre os moradores com o questionário estruturado (uma parte da pesquisa foi feita ao vivo e outra parte está acontecendo pela internet), mas sobre a nascente disseram que deveríamos cercá-la o quanto antes, mas como não temos autorização para fazer isso, nos recordamos do que o Alessandro de Sá disse na palestra sobre o Projeto Mapa da Mina, que poderíamos solicitar essa providência ao Ministério Público. Assim, surgiu a ideia da carta de solicitação, assim, fizemos uma escrita coletiva e hoje 17/07 protocolamos a entrega no Ministério Público. Agora é aguardar!


Carta de solicitação

Entrevista aos moradores do Cidade Nova

Sábado também tem aula?Se é dia dia de aula, dia de pesquisa! Alunos do sétimos, com a colaboração de alunos dos segundos anos saíram pelas ruas do bairro para pesquisa com os moradores  sobre os assuntos tratados no Projeto Interdisciplinar investigando a lagoa do bairro Cidade Nova. Foram perguntas sobre as nascentes, área de preservação ambiental, lagoa e esgoto doméstico. Parabéns aos alunos pela participação e compromisso! Obrigada aos professores colaboradores.











Nascente de água cristalina X lagoa poluída

Uma de nossas últimas ações foi voltar à nascente e à lagoa. Coletamos duas amostras de água, uma na nascente do córrego São João que abastece à lagoa e da própria lagoa  após as duas quedas de esgoto in natura. A cor da água diz bastante coisa....

Além disso, medimos a vazão da água da nascente, deu aproximadamente 2,5 lt de água por minuto. Precisamos cuidar dessa preciosidade...




Visita à Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa

Partiu Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Copasa. Os sétimos anos em visita técnica ação que faz parte do Projeto interdisciplinar investigando a lagoa.  Neste dia (11/07),  os alunos puderam conhecer um pouco do processo do tratamento do esgoto, além de compreender sua importância para o meio ambiente e nossa saúde...foram muitas informações importantes, valeu a pena ir. Agradecemos aos profissionais da empresa que nos atenderam com atenção e paciência.













Projeto Mapa da Mina - Instituto Interagir

Mais uma etapa do Projeto Interdisciplinar Investigando a lagoa do bairro Cidade Nova, aconteceu no dia 09/07. Os integrantes da equipe responsável pelo projeto desenvolvido em Ipatinga chamado 'Mapa da Mina', Alessandro de Sá geógrafo e a bióloga Larissa do Instituto Interagirestiveram na escola Herbert José de Souza falando sobre a importância de uma nascente para o meio ambiente. Vimos que devemos cuidar de nossas nascentes e descobrimos a partir de suas experiências que caminhos poderemos trilhar.