Equipe 5

Ana Carla, Sarah Martins, Gabriely, Samilly, Amanda.
1ª parada = nascente
Pode-se perceber que nessa nascente do córrego São João havia muito lixo e o local é de difícil acesso. Ela está em uma APP ( Área de Proteção Permanente ) e deveria conter uma cerca, porém não tem e está aberta ao público. O curso d'água da nascente tinha um saco de cerâmica impedindo que uma boa parte da água passasse. Foi colhida uma amostra neste local. As árvores ao redor estavam com liquens, isso significa que o ar não estava tão poluído.



 2ª parada  - área de convivência
Próxima ao curso d’água havia bananeiras plantadas e isso pode secar a nascente, porque a bananeira precisa de muita água para sobreviver, então, ela suga muita água do solo. Lá também tem muito lixo (eletrônico, arame etc.). Os moradores vão lá e fazem churrasco e jogam o lixo no local. A área de convivência também está na APP.

3ª parada  - lagoa do lado esquerdo do portal da chácara
Havia muito lixo, como por exemplo: garrafas plásticas, objetos eletrônicos, pneus, materiais de construção e etc. A coloração da água era marrom, mas o cheiro era normal. Nessa parte da lagoa há uma área de pesca, foi notável os restos de fogueiras, apesar de haver uma placa bem perto da lagoa que estava escrito “Área de Preservação Ambiental”, mas não é respeitada. Também foi feita uma coleta no local.   

4ª parada  - Primeira caída do esgoto
Esse local é bem próximo da lagoa e dos prédios, é a primeira queda do esgoto sem tratamento. Tinha algumas árvores derrubadas no chão e o cheiro estava ruim. Foi feita a coleta da água.

5ª parada – Segunda queda do esgoto
Neste local a coloração da água estava preta, o cheiro era péssimo, mas havia a presença de peixes. Foi feita a coleta.



6ª parada  - Caída para o córrego São João
Neste lugar tem uma manilha para cair a água da lagoa contaminada pelo esgoto. Pode-se perceber a presença de animais.


Nenhum comentário: