sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Realização do I Fórum de acompanhamento da implantação do esgotamento sanitário de Santana do Paraíso


O I Fórum de acompanhamento do esgotamento sanitário do Córrego Garrafa foi realizado no dia 29/08 na escola Herbert José de Souza – Betinho. Contou com a presença do diretor da escola Sr. Cláudio Lopes, com os vereadores Sr. Alexandre Coutinho e Sr. Teodósio Almeida, com a representante da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso (Codema) a Sra. Sandra Alves Pereira, o Tenente Sr. Marcelo Souza da PMMG, o Srs. Vagner Geraldo Rosa e Vagton Leonardo Silva da Polícia Ambiental de Minas Gerais, além dos presidentes das associações dos bairros Cidade Nova, Chácara do Vale e Jardim Vitória, respectivamente, Nystron Goulart, Betinho e Sérgio, e o Sr. Adão da Silva, representante da prefeitura de Santana do Paraíso (comissão municipal de saneamento básico). As ausências sentidas foram da Copasa e do promotor Rafael Pureza, ambas justificadas a tempo.

O fórum foi uma realização da Escola Herbert, para que se pudesse trazer para a comunidade informações sobre a implantação anunciada pela Copasa do sistema de esgotamento sanitário. Como a empresa não pode participar, o vereador Sr. Alexandre fez a apresentação do projeto dando detalhes sobre o mesmo. Segundo a apresentação a obra já está iniciando, pois está sendo construído no bairro o canteiro de obras da empresa Saneurb, responsável pela execução. A obra está orçada em 24.030.166,83 (vinte e quatro milhões, trinta mil, cento e sessenta e seis reais e oitenta e três centavos), num prazo de 18 meses. Será construído próximo ao bairro Chácaras do Vale uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e o esgoto será tratado em uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) próxima ao fim córrego do Garrafa, sendo limpo antes de ser lançado no Rio Doce.


Ao fim da apresentação, foi aberto um espaço para perguntas elaboradas pelos presentes e por alunos, as quais foram respondidas pelos responsáveis que estavam participando do evento. Algumas dúvidas ainda restaram, pois não houve respostas sobre a revitalização da lagoa, se o bairro Chácaras do Vale será contemplado com redes de esgoto, se será abrangido o bairro Jardim Vitória, com a interrupção do lançamento de esgoto e recuperação do manancial de água do bairro, como será o impacto ambiental com a construção (nascentes e lagoa), dentre outras.




Diante disto, uma importante ação foi retirada do fórum, que é a composição de um comitê de acompanhamento, para que possa ser feita a fiscalização do andamento das obras, bem como mobilizar a comunidade em torno desta implantação. A comissão foi formada por moradores, os vereadores presentes, Codema, representantes das associações de bairro, da prefeitura e da escola.

Os representantes da Polícia Ambiental comentaram que chegou até eles o ofício enviado pelos alunos ao promotor do Ministério Público, indicando que deveria ser feita um vistoria na nascente da Rua Carlos Gomes, e a mesma foi realizada, inclusive foram notificados moradores que estão praticando barramentos da nascente, na ocasião eles parabenizaram a atitude dos alunos e da escola. Todo o cerimonial foi organizado pelos alunos e professoras do sétimo ano.


















Nenhum comentário: