quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Gênero de discurso infográfico (texto multimodal)

Nas atividades de aprendizagem do infográfico, foram feitas algumas tarefas para que os alunos identificassem os infográficos presentes em jornais, revistas e internet. Também fizemos atividades de leitura para reconhecimento deste gênero do discurso, houve apresentação na sala de aula de infográficos estudados pelos alunos e uma atividade bem interessante foi a que fizemos com os jornais e revistas para a diferenciação do infográfico do gráfico.
Após tais atividades para que soubessem o que é e para quê serve um infográfico, passamos para as atividades de elaboração dos mesmos. Dividi a turma em duplas e trios e cada um ficou com um dos temas já estudados em sala de aula: água, nascente, esgoto, doenças transmitidas por água contaminada, relatório de experimento, experimento de pH e cartas de solicitação.
Os alunos tiveram que trazer um pequena pesquisa dos temas sorteados e a partir dessa pesquisa, de seus conhecimentos e também das atividades feitas em sala de aula, eles passaram a produzir infográficos. 
Eu levei para a sala de aula um tutorial para ensiná-los a trabalharem com o site canva.com onde fariam o infográficos, depois fizemos uma aula sobre paráfrase para que eles pudessem parafrasear os textos (palavras ou frases) que pesquisaram para colocar nos infográficos, após essas atividades levei vários modelos de infográficos para que os alunos pudessem escolher um modelo que se adequasse ao tema e ao conteúdo do infográfico. Assim feito, os alunos entraram na plataforma em casa e elaboraram os infográficos, ficando para a sala de aula somente as correções e as adequações que se fizessem necessárias.







terça-feira, 25 de setembro de 2018

Gênero do discurso relatório de experimento científico - mapas mentais

Durante as aulas de língua portuguesa, usei alguns recursos didáticos para ajudar os alunos a aprenderem a elaborar o relatório de experimento científico, um deles foi o mapa mental. Os alunos descobriram ao estudá-lo que ele poderia ser usado para sistematizar conhecimento e também como maneira de fazer uma síntese ou resumo.
Eu levei o mapa mental para que pudessem sistematizar as sessões do relatório, ajudando-os também a memorizá-las,sabendo que para confeccionar um mapa mental eles teriam que ler, compreender e esquematizá-lo mentalmente e depois por escrito, uma atividade muito rica. Mais tarde o mapa mental foi usado também para estudo de provas.












Passeio pedagógico (parte 2) - Cachoeira de Cima em Santana do Paraíso


Outra parte do passeio pedagógico para conhecer uma das paisagens mais bonitas da cidade de Santana do Paraíso, a Cachoeira de Cima. Agradecemos à prefeitura de Santana do Paraíso, uma pena que estamos na época da seca.
Um pouco mais de informação:

Cachoeiras
Santana do Paraíso possui uma rede hidrográfica muito rica. Os riachos, na maioria, têm sua nascente a noroeste do Município, onde se situa a Serra do Achado.
O manancial hidrográfico de Santana do Paraíso é formado por 16 córregos, três ribeirões (Ipanema, Achado e Taquaraçu), quatro lagoas, três cachoeiras (Bela Vista, Paraíso e Engenho Velho) e um rio (Doce), que é o seu principal curso d´água, onde deságuam todos os ribeirões e riachos.
O ribeirão do Achado, com suas belas corredeiras, proporciona a beleza das várias cachoeiras que são a marca registrada de Santana do Paraíso. Entre as principais, estão a Cachoeira do Paraíso, frequentada por milhares de turistas nos dias quentes de verão, e a Cachoeira do Engenho Velho, no centro da cidade.
Também vem do ribeirão do Achado a maior parte da água que abastece Santana do Paraíso. Os demais bairros e povoados são abastecidos de água potável através de poços artesianos.
A cachoeira do Bela Vista e a lagoa da Prata são outros recursos naturais igualmente frequentadas por turistas de diversas cidades do Vale do Aço e de outras regiões.http://turismo.santanadoparaiso.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/localizacao/6498












Passeio pedagógico - horta comunitária

Nem só de problemas vive nossa cidade de Santana do Paraíso, dentro do projeto foi bom mostrar aos alunos as coisas boas que a cidade oferece à população, como a horta comunitária, que é mantida pela prefeitura em parceria com produtores rurais da região.
Os alunos se encantaram com a diversidade da produção local,segundo informações dos responsáveis parte da produção abastece as escolas municipais. Vimos plantação de alface, cebolinha, abóbora, repolho, mandioca, limão, laranja....Agradecemos o apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso.
















domingo, 16 de setembro de 2018

Gênero discursivo relatório de experimento científico


 Ao propor a projeto interdisciplinar com os alunos do sétimo ano sobre o problema que impacta nosso bairro, ou seja, o despejo de esgoto na lagoa, quis-se ir além da iniciação científica dos alunos, propunha-se também que aproveitássemos uma prática social relevante para engajá-los nas produções textuais mais significativas para eles, vencer as barreiras do “isso é chato”, “é muito difícil” ou “não sei fazer”, “não consigo por no papel” dentre outras desculpas para não escrever.
Durante e após as investigações e atividades de prática científica, os alunos leram muitos textos jornalísticos, inclusive artigos científicos adaptados e selecionados pela professora, dentre vários outros gêneros discursivos como trecho da Constituição Federal, cartas de solicitação, convites de audiência pública, mapa mental, leitura de revista de ciências, tudo isso para poderem escrever ao longo do projeto.

Com a conclusão dos experimentos científicos com as amostras de águas coletadas na nascente e na lagoa, os alunos puderam medir o pH e a turbidez dessas amostras. E nas aulas de Ciências, sob a orientação e supervisão da professora, produziram os relatórios de experimento científico. Isso no meu projeto configurou como a primeira produção escrita, sob a inspiração do que diz Dolz “após uma apresentação da situação na qual é descrita de maneira detalhada a tarefa de expressão oral ou escrita que os alunos deverão realizar, estes elaboram um primeiro texto inicial, oral ou escrito, que corresponde ao gênero trabalhado” (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p. 98).

Assim, nas aulas de Língua Portuguesa, após uma análise das produções, elaborei oficinas  que pudessem capacitar melhor os alunos na nova produção dos relatórios de experimentos científicos, a partir de vocabulário científico adequado, já que “aprender Ciências é ser aprendiz das práticas discursivas da comunidade científica” (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2006, p.3). 
Propus aos alunos que usássemos um dos modelos instrucionais aplicados por Dias e Arroio (2011), para a produção do relatório de experimento, privilegiando o estudo das bases temáticas compostas pelos tipos textuais de exposição, descrição e argumentação para reescrever o gênero discursivo estudado, ancorado em alguns teóricos importantes e por fim, tentamos usar como base para organizar a argumentação no relatório os teóricos Driver, Newton e Osborne, além da Wachowicz sobre a argumentação por probabilidade.

O resultado está na nova escrita dos alunos, após uma maratona de aulas interativas, participativas, às vezes chatas pra poderem compreender as explicações, mas muito produtivas.