quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Gênero de discurso infográfico (texto multimodal)

Nas atividades de aprendizagem do infográfico, foram feitas algumas tarefas para que os alunos identificassem os infográficos presentes em jornais, revistas e internet. Também fizemos atividades de leitura para reconhecimento deste gênero do discurso, houve apresentação na sala de aula de infográficos estudados pelos alunos e uma atividade bem interessante foi a que fizemos com os jornais e revistas para a diferenciação do infográfico do gráfico.
Após tais atividades para que soubessem o que é e para quê serve um infográfico, passamos para as atividades de elaboração dos mesmos. Dividi a turma em duplas e trios e cada um ficou com um dos temas já estudados em sala de aula: água, nascente, esgoto, doenças transmitidas por água contaminada, relatório de experimento, experimento de pH e cartas de solicitação.
Os alunos tiveram que trazer um pequena pesquisa dos temas sorteados e a partir dessa pesquisa, de seus conhecimentos e também das atividades feitas em sala de aula, eles passaram a produzir infográficos. 
Eu levei para a sala de aula um tutorial para ensiná-los a trabalharem com o site canva.com onde fariam o infográficos, depois fizemos uma aula sobre paráfrase para que eles pudessem parafrasear os textos (palavras ou frases) que pesquisaram para colocar nos infográficos, após essas atividades levei vários modelos de infográficos para que os alunos pudessem escolher um modelo que se adequasse ao tema e ao conteúdo do infográfico. Assim feito, os alunos entraram na plataforma em casa e elaboraram os infográficos, ficando para a sala de aula somente as correções e as adequações que se fizessem necessárias.







Nenhum comentário: